Você já ouviu falar em bairro sustentável para autistas?
O Sweetwater Spectrum é um modelo de casas para suporte de adultos com autismo, que pode oferecer vida com propósito. A micro-cidade oferece moradia para 16 adultos com acompanhantes e auxiliares. Cada casa oferece salas para convívio, banheiros e quartos para cada morador. Esse bairro contém um grande centro comunitário para realizar exercícios e uma ampla piscina para terapia, uma fazenda urbana e pomares.
Em 2009, um grupo de famílias, líderes de comunidades e a Leddy Maytum Stacy Architects, fundaram a ONG Sweetwater Spectrum, para que pudessem criar um estilo de vida apropriado, possibilitando uma vida longa e com qualidade para os adultos com autismo. Isso porque, nos Estados Unidos, 1 a cada 88 crianças tem autismo e 500.000 delas irão atingir a idade adulta, porém não existem residências suficientes e que tenham espaço e estrutura para eles.
Esta comunidade foi instalada na cidade de Sonoma, na Califórnia (EUA), possibilitando autonomia e independência para os moradores, com segurança e possibilidade de interação com outros vizinhos. Cada casa possui um design único para proporcionar materiais de longa durabilidade e seguros, onde os gostos e preferências de cada um é priorizado e atendido.
Além de tudo isso, o projeto visa também a sustentabilidade! A energia das casas é fornecida através de placas solares, elas também têm orientação solar e ventilação natural para evitar o consumo de energia. Além disso, existem também na comunidade tecnologias que garantem um bom aproveitamento do consumo da água. E claro, todos os materiais utilizados para a construção são reutilizáveis, não tóxicos e reciclados!
Fonte: Blog EcoTelhado